Resenha do livro Finale
Livro: Finale
Série: Hush, Hush
1- Sussurro
2- Crescendo
3- Silêncio 
Páginas: 301
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Autora: Becca Fitzpatrick

Sinopse: Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch.Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado.Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram.
Emocionante, arrebatador e surpreendente. Estas são três palavras para descrever esta obra incrível de Becca Fitzpatrick.

A trama:

Este é o quarto livro saga Hush, Hush, o último (infelizmente). Nora agora é uma perfeita nefilim e precisa liderar um grande exército de nefilins embora não queira guerra, tem decisões a tomar, decisões muito difíceis por sinal. Toda a trama neste livro se concentra na busca de Nora e Patch para encontrar aliados para que seus planos possam dar certo. A guerra se aproxima e os dois precisam escolher em que lado ficará e como tudo isso acabará, com muitos mistérios, aventuras e perdas importantes Finale te prende e te deixa sem ar da primeira até a última página.

Narrativa, Linguagem e Narrador:

Assim como os três livro anteriores a leitura é bem agradável e flui bem, Becca se esforçou para não deixar o texto arrastado e conseguiu, muito instigante e estruturada a autora não perde tempo contando mil detalhes, achei bem normal o tempo em que ela usou para descrever os detalhes. Um fato a ser ressaltado aqui é, Becca fez um belo trabalho nos quatros livros ao descrever os cenários e a transição dos mesmos, os detalhes te fazem imaginar com clareza os lugares em que os personagens estão. 

A linguagem utilizada no livro é coloquial bem adequada por sinal, já que o personagem principal é uma adolescente de dezessete anos. A história é narrada em primeira pessoa e só há um ponto de vista de narrador, Nora, no caso. Becca continua a escrever bem e sua escrita me agrada.

Personagens e diálogos:  

É impressionante como a autora não deixou os personagens caírem na mesmice, Patch consegui ser ainda mais sexy e Nora se tornou uma mulher forte, decidida e independente, a autora nos surpreende mostrando que o amor entre os dois está ainda mais forte. Vee continua sendo amiga de Nora, scott agora é como um irmão para ela. Basicamente todos os personagens dos livros anteriores (com exerção dos que morreram) estão aqui, todos individualmente falando evoluirm para o bem ou para o mal isso só lendo para descobrir. Eu não poderia me esquecer de Marcie Millar ou melhor a "porca anoréxica" segundo Nora. aqui ela aparece muitooo mesmo nos revelando ser uma pessoa muito diferente e no final volta a nos assustar com uma nova surpresa. E tem personagens novos aqui, alguns antigos que tiveram uma atenção especial e importante para trama, enfim, todos muito bem construídos e com personalidades diferentes e consistentes.

Com diálogos rápidos, curtos e verossímeis Finale nos envolve e nos prende, fazendo o leitor devorar muitas páginas em um só dia.

Concluindo:

Li a última página com um grande aperto no meu coração eu sabia que estava acabando, sabia que não tinha mais livros da saga para acompanhar, me apeguei muito aos personagens e eu chorei, chorei de verdade era como se uma pessoa que eu amasse estivesse indo embora, adeus Patch e Nora nunca esquecerei vocês. Minha saga preferida.
Finale é um muito bom, drama, suspense, aventura... está tudo aqui e apesar da autora ter tido uma recaída em "Crescendo" segundo volume, ela se ergueu novamente em "Silêncio" terceiro volume, e no último livro da saga ela mostrou que é uma grande autora. Eu achei que não poderia melhorar mas Becca me mostrou o contrário. Obrigada Becca por ter escrito essa saga maravilhosa, obrigada prima por me apresentar estes livros cujo ate então não sabia que existia, e obrigada mãe por ter comprado esses livros para mim.

Oremos irmãos para que Becca resolva transforma-los em filmes.

Patch significava mais para mim do que eu conseguia exprimir em palavras. Seu amor e fé em mim atenuaram as decisões difíceis que fora forçada a tomar recentemente. Sempre que a dúvida e a tristeza invadiam minha mente, tudo que eu precisava fazer era pensar nele. Não sabia se tinha feito a melhor escolha todas as vezes, mas de uma coisa eu não tinha dúvida: tinha acertado com relação a Patch. Não podia desistir dele. Nunca.
Classificação: 

15 Comentários

  1. Oie, li o primeiro livro da série e gostei muito..
    Apesar da Nora no primeiro livro ter me dado um pouco de ranço dela, pelo que pude perceber ela tem um bom amadurecimento, não é a toa né? Já que ela passa alguns pocados bem grandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Sabe que eu tive a mesma impressão? mas ao longo da história ela vai amadurecendo e isso é muito bom, obg comentar.

      Excluir
  2. Oiii

    Eu sempre li resenhas mistas sobre a série, tem gente que diz que é ótima e ama e tem gente que fala que vai decaindo. Eu particularmente saturei um pouco dessa temática de anjos caídos e tals, e por isso nem quis tentar dar uma oportunidade, mas acho a história interessante, as capas são legais e a escrita da autora é boa (da Becca ja li Dangerous Lies e gostei bastante como ela aprofunda suas tramas)

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, li muitas resenhas negativas e outras positivas (no meu caso) eu tb adoro as capas haha. Esse livro que você citou é bom, o que você achou?

      Excluir
  3. Olá
    Essa série me indicam sempre, tenho muita curiosidade de ler eles, acho as capas lindas e gostaria de ter eles na estante to esperando uma boa promoção para pegar todos eles de uma vez. Adorei o blog! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha te entendo, os meus eu comprei no Mercado Livre na época, pois estavam muito mais barato do que na Saraiva ou na Submarino.

      Excluir
  4. Olha, conheço muita gente que amou essa série, como você, mas para mim ela não funcionou. Doei meus livros assim que finalizei a leitura, para mim nem tudo foi bem explicado, e na época achei algumas coisas forçadas também. Não é que eu tenha achado perda de tempo, não achei, mas não leria de novo. Mas fico feliz que você tenha gostado tanto assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda sua atitude de doar seus livros, uma pena que não gostou. Obg por comentar.

      Excluir
  5. Olá!! :)

    Eu já li a coleção há quase um ano e gostei bastante! :) Que bom que e a tua serie preferida...

    Realmente, apegamo-nos aos personagens, e a narrativa da autora me agradou bastante! Ainda bem que a despedida foi sentida.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Que legal que você gostou tanto assim da série. Mesmo que seja triste quando acaba né? Mas é muito bom quando algo agrada tanto assim a gente.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é como se já fizessem parte de nossas famílias.

      Excluir
  7. primeiramente gostaria de elogiar sua estrutura de resenha. Muito boa! Parabéns!
    segundamente...rs, que bom que vc gostou dessa saga. E lembro de ter lido e não ter achado essa brastemp toda, até que eu vendi os livros quando acabei a leitura. Só fico com os livros que amo mito e ele não me pegou de jeito.
    Parabéns novamente pela resenha e pela dica!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico tão agradecida com comentários assim,uma pena você não ter gostado. Mana eu não sei se conseguiria vender meus livrinhos (mesmo se eu não tivesse gostado) hahaha. Bjs.

      Excluir
  8. Oi!
    Nossa, faz tempo que li essa série e me lembro que na época que comecei não tinha nem o segundo lançado ainda (imagina o desespero, rs), mas eu amei demais e até hoje tenho vontade de reler os livros de Hush hush.
    Gostei da sua resenha :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não li a série, mas fico muito satisfeita quando percebo a evolução das personagens de um livro para o outro.
    bjs

    ResponderExcluir