abandono de livros

Oi Leitores.

Hoje quero debater com vocês sobre esse assunto, abandonos de leituras. Tem uma categoria aqui no blog chamada 'papo literário' e ela serve para conversarmos sobre assuntos relacionados ao universo literário e dividir nossas opiniões.

Imagine a seguinte situação: Você vai a livraria/loja online e enxerga aquele livro maravilhoso que tanto queria, compra apesar do preço estar meio salgado, porém isso não importa muito aliás era o livro que você queria. Chega em casa mega animada para enfim, começar a ler, abre o livro, cheira as folhas respira fundo e começa a leitura. Depois de um capitulo inteiro de pura decepção você está determinada a odiá-lo, história ruim, enredo fraco e um preço salgado, e agora o que você faz?

- Você abandona suas leituras?

Basicamente você tem duas opções.

Opção 1: Continua lendo aliás foi muito caro para larga-lo em um canto qualquer. E ainda lança uma desculpa para si mesmo(a) dizendo que quer saber o final da história, ver o que acontece na esperança das coisas melhorarem.

Opção 2: ''Deus me livre! me recuso a continuar'' realmente é bem difícil continuar a ler algo que não está gostando, mas bate uma dó quando deixa ele de lado por ser ruim, sem contar o dinheiro que você pagou naquela obra. - Poderia ter comprado uns lanches ao invés desse livro horroroso. Eu sei, aliás dinheiro bem gasto é dinheiro gasto com comida haha.

Agora vou te contar o que faço, geralmente fico com a segunda opção. Acho um verdadeiro sacrifício continuar a ler o que não estou gostando sério mesmo e se escolho a primeira opção demoro cerca de três anos para terminar a leitura. Complicado não?

E você, o que faz diante desta situação?

24 Comentários

  1. Que texto ótimo e adoro conhecer suas experiências, em relação ao abandonar livros eu abandonei apenas um em toda minha vida, espero que não tenho mais esse acaso triste.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Lorena! Adorei o post.
    Raramente eu abandono um livro, mas já aconteceu quando eu não suportava mais olhar pra cara dele ....hahahhaa. Mas nunca aconteceu com livros caros, felizmente :)
    Mas mesmo nesses casos em que abandonei eu tentei ao máximo resistir, acho que temos que tentar primeiro sim, isso nos faz sair de nossa zona de conforto e ver outros pontos de vista, outras formas de literatura das quais não gostamos, acho que faz parte pelo menos para conhecer.

    :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Já abandonei 2 livros. O primeiro Torre Negro, Stephen King, e o Ponto de Impacto, Dan Brown.

    Confesso que Stephen King não é pra mim, kkk. A forma como ele escreve não me agrada, apesar de respeitar todo o seu legado. O problema sou eu!

    A questão do Ponto de Impacto é o ritmo do livro. Muito arrastado. Eu adoro Dan Brown, Anjos e Demônios é um dos meus livros favoritos, nesse livro ele se excedeu nas paradas na trama.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Geralmente, só abandono leituras se a história for muito, muito chata mesmo. Acho que até hoje fiz isso umas cinco vezes e não me arrependo. =D
    Bjs e ótimas leituras!

    ResponderExcluir
  5. É complicado, cada leitor tem o seu modo de reagir diante de uma situação assim. Eu não costumo abandonar, vou até o fim só para ter certeza que é ruim mesmo e poder dar a minha opinião com base na leitura completa. Mas quando não flui por nada, eu faço uma pausa, leio outro livro e volto para esse logo depois.

    ResponderExcluir
  6. Depende muito da leitura. Já me obriguei a ler alguns livros simplesmente porque acreditava que podia melhorar no fim. Mas já abandonei quando achei que a leitura estava me irritando demais.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Depende muito da leitura, e do momento rs. Eu tenho muitos livros que abandonei pela metade durante a leitura e depois de algum tempo voltei a ler tendo uma visão completamente diferente, outros me forcei a ler e não funcionou, e alguns abandonei e nunca mais peguei. Depende muito do meu querer, se é tão ruim mesmo ou momento haha eu só sou contra a se forçar a algo que não vai fazer bem. Fiz isso algumas vezes e sei que não funciona, mas ai depende de cada leitor também. Adorei o papo literário <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem:
    Apesar de ser um tema muito discutido e algumas pessoas acham errado abandonar o livro, ultimamente eu estou abandonando sim. O mundo tem muitas obras boas e que podem me agradar para eu ficar presa em um livro que não estou gostando.
    E depois eu sempre posso voltar e ler o livro em outro momento.

    Beijos e Abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Muito legal o tema do post.
    Geralmente eu não costumo abandonar uma leitura, principalmente se for livro físico rsrs...
    Mas já abandonei Entrevista com o vampiro. Estava lendo em ebook, e não consegui de forma alguma concluir o livro, apesar de ter lido várias páginas.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Antes, não gostava de abandonar leitura, mesmo que estivesse odiando o livro, seguia até o fim, mas de uns tempos para cá, conforme meu gosto literário e minhas críticas se tornaram mais refinados e severos, abandono sim. Primeiro, pq a vida é muito curta para perder tempo com livro ruim, segundo pq odeio livros que são mal escritos e cheios de erros. Infelizmente os nacionais lideram o meu ranking de abandono!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Normalmente eu leio resenhas sobre o livro antes de comprar, pra ver se eu vou gostar. Se eu comprar e mesmo assim odiar, largo. Larguei "Só os animais salvam", da Darkside, depois de gastar 30 pilas nele porque achei a capa bonita. Se não curto eu largo sem dó! Haha

    ResponderExcluir
  12. Oi Lorena tudo bem?
    Eu também fico com a segunda opção, depois de tentar várias vezes, fico enrolando um bom tempo para ler todo ele, mas quem gosta de ler nunca desisti! Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Gostei muito da sua postagem e do tema abordado... Eu, particularmente, não consigo abandonar livros, por mais ruins que eles possam parecer no começo.

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá! Adorei sua postagem =) Eu sou do time que se não tá gostando de absolutamente nada no livro, abandono sem remorso nenhum. Não adianta ficar presa numa coisa que não te agrada, não perco meu tempo fazendo isso quando poderia muito bem estar lendo uma coisa maravilhosa! hahaha

    Um beijo, Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  15. Eu abandono, simplesmente não consigo ficar me arrastando com um livro rui, acho uma perda de tempo, tenho tantos livros na estante não lido.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii! Na maioria das vezes, eu tento não abandonar uma leitura, pois apesar de eu estar me irritando com a personagem ou o enredo está ficando cansativo, eu sempre tento manter uma pitada de esperança de que a trama irá melhorar haha. Adorei o post, bjss!

    ResponderExcluir
  17. bem, vai depender de alguns fatores... nao sigo a risca uma ou outra opção... pode ser que eu nao esteja na vibe de leitura, ai deixo pra continuar outra hora, mas tem livro que só pelo começo desagradável já desanimo total, e abandono mesmo, acabo doando ou trocando no sebo...

    ResponderExcluir
  18. Abandono sim.
    Se não me agradou nas primeiras 40 páginas eu já passo pra próxima.
    Pensei que a vida é muito curta e que não vou conseguir ler tudo que eu quero.. então elimino o que não me agrada rs

    Ja teve calhamação que abandonei na metade rs

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Depende, na situação de eu ter comprado o livro e não gostar nadinha paro a leitura e bola para frente, mas eu tento pelo menos até as 100 primeiras páginas. Mas com o blog algumas leituras passam a ser obrigação ai me forço a terminar para resenhar. Não acredito em ler algo sem prazer, leitura tem que ser prazerosa, te deixar bem, te prender e se não for assim, claramente não é um livro que funcione para mim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi
    Gostei do tema e achei interessante a coluna. Então, ultimamente estou no grupo da opção 2. Como tenho uma fila imensa de livros aqui em casa realmente não ando me forçando a ler coisas que não conseguem me prender não. Uma vez, eu teimava e ia até o final, mas ultimamente o tempo anda tão "caro" que realmente se a leitura não agrada simplesmente passo para outra.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu já fui daquelas que lia o livro com pena de abandonar, porém hoje abandono se a leitura não me prender, e posso até pegar mais pra frente e ler e amar. Leitura também vai muito do momento que vivemos, as vezes aquele livro em questão não é indicado pra ler naquele e momento e depois acaba virando um queridinho na nossa lista.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu abandono com tristeza, raiva... Acho que a leitura tem que ser prazerosa, por isso faço igual a você.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Lorena, como está?
    Eu só abandonei leitura mesmo uma vez, mas tentei novamente duas vezes e só na terceira tentativa é que terminei "O Historiador", da Elizabeth Kostova, que acabou se tornando, no fim, um dos livros que eu mais gostei.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá,

    Eu nunca me desfaço de um livro sem lê-lo, por mais ruim que eu tenha achado a leitura, também não consigo abandonar um livro, sinto-me muito incomodada quando não consigo concluir uma leitura por mais arrastada ou chata que ela seja, gosto de ir até o fim.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir