O pequeno Príncipe
Livro: O pequeno Príncipe
Série: Volume único
Páginas: 96
Editora: Escala
Ano: 2015
Autor: Antoine de Saint-Exupéry


Sinopse: Livro de criança? Com certeza.Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tanto milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes?Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas?O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.
*O livro que li é da editora Escala mas não encontrei a imagem da capa com esta editora

A sabedoria que uma criança tem e o seu poder de nos fazer refletir.

A trama:

Quando o motor do avião de um jovem piloto resolve quebrar ela acaba por se encontrar sozinho e perdido no meio do deserto do Saara, quando conhece o pequeno príncipe uma garotinho inocente e muito inteligente. Os dois se conhecem e passam a procurar juntos qualquer coisa que possa ajudar a consertar o motor do avião e durante este período o pequeno príncipe faz algumas perguntas e observações que convida o leitor a viajar e pensar em suas palavras.

Narrativa, Linguagem e Narrador:

A história é narrada em primeira pessoa e narra a partir da perspectiva do piloto em relação ao pequeno príncipe e há somente um ponto de vista. Com uma narrativa simples (porém há muitas frases que acho que só adultos irão entender já que o livro é infantil) e despretensiosa ainda sim cativa o leitor a continuar sua leitura, é uma história curta e o único foco é incentivar o pensamento de que "Há uma criança dentro de todos nós e que só precisamos nos lembrar disso". Sobre a linguagem do livro, tem uma certa erudição e está adequada ao gênero. 

Personagens e Diálogos: 

O piloto conhece o pequeno príncipe e em suas conversas o garoto fala de suas aventuras em outros planetas ate chegar a terra e neste momento o autor nos apresenta os personagens secundários porém importantíssimos para a trama porque é a partir daí que podemos captar a mensagem central do livro, há a um flor na qual ele cuida, os planetas e seus 'donos', o carneiro e a raposa. Eu realmente gostei dos diálogos principalmente com os personagens principais, eles são curtos e diretos. 

Concluindo: 

Simples e altamente recomendável para todos e para ser sincera foi um dos melhores livros já tive o prazer de ler há quem discorde mas é quase impossível não admirar e concordar com as palavras do pequeno príncipe. Para quem nunca leu ou quer incentivar seu filho(a) a entrar na literatura eu indico esta obra, O Pequeno Príncipe me cativou e tenho quase certeza que ele vai cativar você também.

Classificação: 


23 Comentários

  1. Olá!
    Esse livro é muito fofo, ler essa história e vê como funciona a cabeça do pequeno príncipe é maravilhosa, a sua sinceridade, curiosidade com as coisas é algo lindo.Já li essa história tem um tempinho e estou querendo reler. Lendo a sua resenha bateu saudade!

    beijos
    https://blogminhaestanteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tahis.

      Obrigada por comentar e uma boa re-leitura para você ;)

      Excluir
  2. Oi Lorena, este livro é muito fofo mesmo, deveria ser lEitura obrigatória para todos, tem frases e citações lindas que sempre que tenho a oportunidade, eu uso.
    Amei teu post, deu até saudade, acho que vou ler de novo <3 <3
    bJOS
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane.

      Deveria mesmo, obrigadaaa.

      Excluir
  3. Sempre que releio a história, termino com um novo aprendizado.
    Um clássico que vale a pena de tão inspirador que é <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayci.

      É verdade, este livro ensina muitas coisas.

      Excluir
  4. Já perdi as contas de quantas vezes li esse livro e em cada nova leitura é uma nova interpretação. Na mesma medida eu já perdi as contas de quantos livros desse eu já tive, pois eu sempre presentei alguém com meu exemplar e depois compro outro. Fui em um batizado que a lembrancinha era esse livro, achei lindo e de muito bom gosto. Uma leitura que também recomendo.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cabine de Leitura.

      Que atitude legal presentear um livro para alguém, parabéns.

      Excluir
  5. Olá!
    Amo esse livro, foi um dos primeiros que ganhei na infância e me abriu as portas para esse universo da leitura. Apesar de não ter uma interpretação amadurecida na época, vejo que é uma leitura que deixa muitas reflexões.
    Sempre recomendo!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Book Obsession.

      Quem dera eu tivesse lido na infância também, assim teria dois tipos de interpretações hahaha, obrigada por comentar.

      Excluir
  6. Vergonhosamente, nunca li O Pequeno Príncipe, embora já tenha assistido à série. Eu morro de curiosidade, preciso tomar vergonha na cara e comprar logo um exemplar para mim e um para dar ao meu filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaha.

      Oi Beatriz.

      Não sinta vergonha, é bem normal isso haha, tenho certeza que vocês dois irão gostar.

      Excluir
  7. Amo tanto esse livro que nem sei quantas vezes já li... Rs... Acho que é uma história com bastante delicadeza, e a cada vez que leio acabo percebendo algo de uma forma diferente. Minha parte preferida é a da raposa. 😍

    ResponderExcluir
  8. Li esse livro quando era criança e sinceramente nunca achei nada demais em seu enredo. Mas agora como adulta, quero reler porque acho que lerei com outros olhos. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  9. Oi Lorena, tudo bem?
    Já li duas vezes, uma quando era adolescente e depois de alguns anos reli. É um livro que vc sempre aprende um pouquinho em cada releitura.É um dos meus favoritos da vida, mas nunca resenhei. Acredito que a partir do momento em que resenha-lo, estarei sacramentando minha opinião sobre ele e me impedindo de aprender ainda mais com futuras releituras. Adorei sua resenha!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho que é impossível não amar esse livro.
    Demorei pra o ler, pois queria o fazer na versão física e nunca conseguia obter. Até que comprei, li, me apaixonei e passei pra minha irmã pequena, que agora está lendo e se apaixonando também.
    Ótima sua resenha, tão encantadora quanto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não me aventurei nesse livro apesar da alta recomendação que ele tem..
    Na escola me obrigaram ler ele e cá entre nós, não é um jeito muito bom pra fazer as pessoas lerem haha.. Gostei bastante da resenha e aldarei sim uma chance ao livro, mas não agora haha
    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu li esse livro no ano passado, foi um clássico que, apesar de não entrar para os favoritos, senti que valeu a pena ler para conhecer. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  13. Ola
    Acredita que não li esse livro até agora? Tenho o e-book, e meu sobrinho o livro impresso, mas ainda não parei para ler. Espero mudar isso em breve.
    Adorei ver seu ponto de vista .
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    li esse livro quando era criança e acho que na época não fui capaz de aprender todas as lições que sei que ele passa. Desde então, vivo dizendo que irei reler, mas nunca faço. Você me fez lembrar de colocá-lo na minha lista. Acho que todas as escolas deveriam adotá-lo, é um clássico inesquecível. Gostei muito de ler sua resenha.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Lorena,
    Quando eu era criança, minha mãe leu esse livro pra mim, mas fui reler só velha e confesso que a experiência não poderia ter sido melhor. Eu me encantei completamente com esse livro e personagem e concordo com você é (quase) impossível não concordar como que ele diz.
    Quero reler esse livro muito em breve.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? É praticamente unânime todos gostarem desse livro. Ele tem um toque especial, um enredo fantástico que é difícil não ser cativado por ele. Eu AMO e ele é quase um livro de cabeceira de quantas vezes reli. Adorei <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Acho que sou a única que ainda não li esse livro.
    Todo mundo que leu esse livro geralmente favorita ele. Estou tão ansiosa para compra logo meu exemplar e me deliciar com a história desse pequeno príncipe <3
    Amei a resenha muito bem organizadinha

    ResponderExcluir