Papo Literário: Emprestar ou não emprestar, eis a questão
Foto: Pixabay
Oi Leitores, este é o primeiro post do blog após seu hiatus.

Todo amante de livro que se preze enfrenta a árdua decisão de emprestar ou não seu livros ou melhor, seus amores e hoje quero debater sobre isso, um papo literário.

Quem nunca ficou meio sem jeito quando uma pessoa veio correndo até você para pedir seus livros emprestados não sabe o que é aflição, às vezes não temos coragem de dizer não e acabamos por "dar" nossos amiguinhos, sim, dar um livro, pois a pessoa resolve não te devolver NUNCA MAIS. E o arrependimento, fica aonde?

Vou contar um breve ocorrido que aconteceu comigo, sempre emprestei meus livros ate que uma vez emprestei para uma garota da minha turma e ela me parecia muito confiável, advinha o que aconteceu... Sim, ela me devolveu porém com uma condição, ele estava cheio de orelhas, com manchas de sujeira e a capa um pouco amassada, fiquei muito chateada e zangada, aquilo foi o fim!

Não tirei satisfação com a garota afinal, não gosto de brigas, mas naquele dia eu jurei para mim mesma que nunca, nunquinha, never iria emprestar meus livros para ninguém. Vamos introduzir os temas "Educação e Responsabilidade" aqui, beleza?

Tem muita gente sem noção neste mundo isso nós já sabemos, mas às vezes elas estão perto de nós e é preciso prestar atenção, acho lindo e maravilhoso quem tem educação e responsabilidade e se você que está lendo é uma dessas pessoas irresponsáveis saiba que precisa ter cuidado com as suas coisas e as dos outros e isso não é só sobre cuidar é sobre respeitar as coisas alheias também, aconteceu algum acidente com o livro em questão? derramou café nele? tudo bem, acidentes acontecem, mas por favor tenha a decência de comprar um novo livro para o(a) dono(a).

Queridos leitores, cuidem bem dos seus livrinhos e sejam como uma mãe para eles, não deixem seus filhos na mão de qualquer um! E vocês, costumam emprestar seus livros? conte-me tudo nos comentários.

7 Comentários

  1. Olá!
    Há uns 5 anos, eu era MUITO apegada aos meus livros. Nessa época, emprestei o livro que eu mais gostava para uma amiga e aconteceu o que eu menos esperava: ela o entregou todo amassado :| A partir desse dia, disse a mim mesma que não iria deixar ninguém encostar nos meus livros mais haha. Só que o tempo passou, e a cada dia eu ficava menos apegadas a eles, até que um dia eu resolvi doar todos! Pensei comigo: por que deixar estes livros aqui, sendo que nem vou lê-los mais? Enfim, hoje em dia, nem ligo de emprestar mais e costumo nem comprar muitos livros.

    Adorei a postagem!
    Beijos
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leitora.

      Muito triste mesmo, emprestar um livro pra alguém que conhecemos e ele devolver desta forma hahaha. Que lindo da sua parte doar seus livros, queria ter essa coragem também, obrigada por comentar <3

      Excluir
  2. Olá!
    Nunca emprestei meu livro para ninguém além da minha melhor amiga (que inclusive participa do blog comigo).
    Na época, nós ainda morávamos na mesma cidade e fizemos a loucura de trocar 6 livros uma com a outra. Eram leituras que gostávamos e queríamos muito que a outra lesse. Lembro perfeitamente da cena: nos encontramos em uma lanchonete, cada uma com uma bolsa pesando alguns bons kilos de carregar tantos livros por aí; trocamos os livros e deu tudo certo.
    Além do fato de que eu devolvi todos, e ela ainda tem dois livros meus, morando BEM longe de mim atualmente hahaha
    Só a perdoo porque a culpa não foi exatamente dela, mas isso é uma longa história. Ainda jogo isso no ar de vez em quando!
    Beijos,
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leitora.

      6 livros? Uau!
      Acho que não teria coragem mesmo que fosse minha amiga hahaha mas fico feliz que tenha dado (ou quase) tudo certo com a troca e devolução de vocês, sucesso para as duas.

      Obs: Eu adoro de verdade quando faço um post que envolva os leitores do blog, principalmente quando contam histórias assim <3

      Excluir
  3. Toda vez que eu emprestava as pessoas não devolviam daí parei, só que algumas insistiam e eu queria incentivar a leitura, daí voltei a emprestar mas com milhares de regras kkk e uma ainda não devolveu !!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leitora.

      hahahaha
      Bom, pelo menos você está incentivando as outras pessoas a ler. :D

      Excluir
  4. Assim, a maioria das pessoas que me conhece já nem me pede, pois sabe que eu sou bastante exigente quanto ao cuidado com os meus livros. O que acontece muito comigo é que minha mãe invoca de emprestar os meus bebezinhos para pessoas que eu nem sei quem são (ou então que sei que vão destruir minhas preciosidades) SEM ME AVISAR OU PERGUNTAR! Sério, isso me irrita muitooo!

    https://oprimeiroato.blogspot.com/

    ResponderExcluir