Papo Literário: Emprestar ou não emprestar, eis a questão
Foto: Pixabay
Oi Leitores, este é o primeiro post do blog após seu hiatus.

Todo amante de livro que se preze enfrenta a árdua decisão de emprestar ou não seu livros ou melhor, seus amores e hoje quero debater sobre isso, um papo literário.

Quem nunca ficou meio sem jeito quando uma pessoa veio correndo até você para pedir seus livros emprestados não sabe o que é aflição, às vezes não temos coragem de dizer não e acabamos por "dar" nossos amiguinhos, sim, dar um livro, pois a pessoa resolve não te devolver NUNCA MAIS. E o arrependimento, fica aonde?

Vou contar um breve ocorrido que aconteceu comigo, sempre emprestei meus livros ate que uma vez emprestei para uma garota da minha turma e ela me parecia muito confiável, advinha o que aconteceu... Sim, ela me devolveu porém com uma condição, ele estava cheio de orelhas, com manchas de sujeira e a capa um pouco amassada, fiquei muito chateada e zangada, aquilo foi o fim!

Não tirei satisfação com a garota afinal, não gosto de brigas, mas naquele dia eu jurei para mim mesma que nunca, nunquinha, never iria emprestar meus livros para ninguém. Vamos introduzir os temas "Educação e Responsabilidade" aqui, beleza?

Tem muita gente sem noção neste mundo isso nós já sabemos, mas às vezes elas estão perto de nós e é preciso prestar atenção, acho lindo e maravilhoso quem tem educação e responsabilidade e se você que está lendo é uma dessas pessoas irresponsáveis saiba que precisa ter cuidado com as suas coisas e as dos outros e isso não é só sobre cuidar é sobre respeitar as coisas alheias também, aconteceu algum acidente com o livro em questão? derramou café nele? tudo bem, acidentes acontecem, mas por favor tenha a decência de comprar um novo livro para o(a) dono(a).

Queridos leitores, cuidem bem dos seus livrinhos e sejam como uma mãe para eles, não deixem seus filhos na mão de qualquer um! E vocês, costumam emprestar seus livros? conte-me tudo nos comentários.

6 Comentários

  1. Olá!
    Há uns 5 anos, eu era MUITO apegada aos meus livros. Nessa época, emprestei o livro que eu mais gostava para uma amiga e aconteceu o que eu menos esperava: ela o entregou todo amassado :| A partir desse dia, disse a mim mesma que não iria deixar ninguém encostar nos meus livros mais haha. Só que o tempo passou, e a cada dia eu ficava menos apegadas a eles, até que um dia eu resolvi doar todos! Pensei comigo: por que deixar estes livros aqui, sendo que nem vou lê-los mais? Enfim, hoje em dia, nem ligo de emprestar mais e costumo nem comprar muitos livros.

    Adorei a postagem!
    Beijos
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leitora.

      Muito triste mesmo, emprestar um livro pra alguém que conhecemos e ele devolver desta forma hahaha. Que lindo da sua parte doar seus livros, queria ter essa coragem também, obrigada por comentar <3

      Excluir
  2. Olá!
    Nunca emprestei meu livro para ninguém além da minha melhor amiga (que inclusive participa do blog comigo).
    Na época, nós ainda morávamos na mesma cidade e fizemos a loucura de trocar 6 livros uma com a outra. Eram leituras que gostávamos e queríamos muito que a outra lesse. Lembro perfeitamente da cena: nos encontramos em uma lanchonete, cada uma com uma bolsa pesando alguns bons kilos de carregar tantos livros por aí; trocamos os livros e deu tudo certo.
    Além do fato de que eu devolvi todos, e ela ainda tem dois livros meus, morando BEM longe de mim atualmente hahaha
    Só a perdoo porque a culpa não foi exatamente dela, mas isso é uma longa história. Ainda jogo isso no ar de vez em quando!
    Beijos,
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leitora.

      6 livros? Uau!
      Acho que não teria coragem mesmo que fosse minha amiga hahaha mas fico feliz que tenha dado (ou quase) tudo certo com a troca e devolução de vocês, sucesso para as duas.

      Obs: Eu adoro de verdade quando faço um post que envolva os leitores do blog, principalmente quando contam histórias assim <3

      Excluir
  3. Toda vez que eu emprestava as pessoas não devolviam daí parei, só que algumas insistiam e eu queria incentivar a leitura, daí voltei a emprestar mas com milhares de regras kkk e uma ainda não devolveu !!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leitora.

      hahahaha
      Bom, pelo menos você está incentivando as outras pessoas a ler. :D

      Excluir