texto aprendi em 2018
Sempre tenho uma sensação estranha quando o ano termina, é como se um ciclo da minha vida se fechasse por completo para começar outro, em um ano pode acontecer tantas coisas, coisas que jamais pensaríamos que fosse acontecer.

E aprendi muita coisa este ano!

Este ano aprendi (ainda mais) sobre feminismo e suas relevâncias, o papel da mulher na sociedade e todos os padrões que foram quebrados e os que restam para serem vencidos e com isso pude tirar minhas próprias conclusões, meus próprios pensamentos e opiniões acerca deste assunto tão importante para nós mulheres. Fiquei orgulhosa de mim mesma por fazer parte disso e mesmo sendo jovem quero sempre ser ouvida, respeitada e quero ser levada a sério.

Tenho orgulho de ser uma mulher que tem conhecimento sobre os meus próprios direitos! 

Aprendi este ano sobre política também, coisas que eu realmente não sabia, coisas básicas e outras mais complexas que um cidadão tem por direito de saber, afinal o ano foi marcado por ''disputas'' no governo e uma série de hipocrisia que surgiu ao decorrer desses longos dias.

Fiquei atenta as fake news, felizmente elas não entraram na minha vida. Soube me informar ''seguramente'' (por assim dizer)!

Li livros maravilhosos e neles aprendi muitas coisas, eu sei o valor da importância que essas obras exercem sobre nossas mentes, aprendizados que vou levar para a vida e agradeço aos meus pais a nunca terem me reprimido e sim, me estimulado sempre a ler.

Os livros se tornou uma ótima e primeira opção de presente para os meus aniversários!

Aprendi que não sou uma pessoa que acharia que fosse, infelizmente. Talvez eu não seja tão forte como pensei, tive diversas recaídas ao longo do ano (questões psicológicas) e isso me deixou triste e me fez ter desistido de muita coisa importante para mim, porém aprendi também que sou um enigma a mim mesma e por vezes não me entendo como gostaria mas fico extremamente feliz por ser boa nas coisas que faço e por me empenhar nas minhas próprias decisões.

Minha mãe tem orgulho de mim e isso é o bastante!

Meu vocabulário se estendeu um pouco, descobri palavras diferentes que até então desconhecia. Sei que isso valerá apenas para meu aprendizado e conhecimento próprio.

Escrever poemas no bloco de notas do meu celular me ajudou nisso!

Infelizmente ou não, aprendi que nem tudo é o que parece ser e acabei descobrindo como algumas pessoas que me rodeia não era tão amigável como demonstrava ser, aprendi também a não confiar tanto nelas e a tomar cuidado com pessoas que aparentam não serem confiáveis. Mas também aprendi que amizades e convívio social é importante para o ser humano e a importância que tudo isso tem, talvez eu tenha sido mais sociável este ano.

Aprendi a aprender! a levar (quase) tudo como lição, por mais que a situação pareça devastadora elas sempre vão ensinar alguma coisa de valor!

Foi um ano difícil com altos e baixos podemos confessar, mas isso não nos abalou e acabamos por nos tornar mais fortes e inteligentes, nossa bagagem aumentou. Nos transformamos e não somos os mesmos de um ou dois anos atrás nem fisicamente muito menos mentalmente e com amor e respeito vamos progredir mais e mais.

Um feliz 2019 à todos!


Lorena Xavier

8 Comentários

  1. Um ano de muito aprendizado, sobre tudo sobre você mesmo, o que é muito importante. Fico muito feliz por você. Um feliz 2019!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leitora.

      Obrigada pelo seu comentário e um feliz ano novo!

      Excluir
  2. Olá!
    Adorei conhecer mais sobre seu ano. Também pude aprender bastante não só no meio literário, mas o comportamento do ser humano em várias situações.
    Espero que 2019 seja um ano incrível para ti.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leitora.

      Que bom que você aprendeu coisas novas tb, um feliz ano para você!

      Excluir
  3. Ah, adorei seu texto e saber tudo o que você conquistou em 2018. Afinal, aprender é uma conquista. ♥ E eu aprendi muitas coisas novas também, e espero que esse ano seja mais um ano de aprendizado, ótimo 2019!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu gostei muito do seu texto, tanto que até fiquei tentada a escrever um assim kkkkk Bom, nem sempre o ano é como queremos, né? Eu também passei por altos e baixos, mais baixos que altos, infelizmente. Mas sempre aprendemos um pouco mais e eu gostei de saber que você aprendeu sobre feminismo, pois fico muito feliz em ver as manas lutando pelos direitos delas. Enfim, que 2019 seja um ano cheio de realizações para você, que ele seja melhor do que 2018 foi e que você aprenda ainda mais coisas boas.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Adorei seu texto e deu para perceber que você aprendeu coisas importantes no ano que passou, inclusive nos momentos de dificuldade. Acho que 2018 não foi um ano fácil para ninguém, mas acredito que o importante são as lições que a gente tira desses momentos. Eu também aprendi muito mais sobre feminismo e política, e abri meus olhos para questões que não levava tão a sério como deveria.
    Espero que seu 2019 seja um ano muito iluminado e cheio de realizações, mas também com muito aprendizado.
    Beijos!

    ResponderExcluir