06 maio 2018

Resenha: O pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

O pequeno Príncipe
Livro: O pequeno Príncipe
Série: Volume único
Páginas: 96
Editora: Escala
Ano: 2015
Autor: Antoine de Saint-Exupéry


Sinopse: Livro de criança? Com certeza.Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tanto milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes?Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas?O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.
*O livro que li é da editora Escala mas não encontrei a imagem da capa com esta editora

A sabedoria que uma criança tem e o seu poder de nos fazer refletir.

A trama:

Quando o motor do avião de um jovem piloto resolve quebrar ela acaba por se encontrar sozinho e perdido no meio do deserto do Saara, quando conhece o pequeno príncipe uma garotinho inocente e muito inteligente. Os dois se conhecem e passam a procurar juntos qualquer coisa que possa ajudar a consertar o motor do avião e durante este período o pequeno príncipe faz algumas perguntas e observações que convida o leitor a viajar e pensar em suas palavras.

Narrativa, Linguagem e Narrador:

A história é narrada em primeira pessoa e narra a partir da perspectiva do piloto em relação ao pequeno príncipe e há somente um ponto de vista. Com uma narrativa simples (porém há muitas frases que acho que só adultos irão entender já que o livro é infantil) e despretensiosa ainda sim cativa o leitor a continuar sua leitura, é uma história curta e o único foco é incentivar o pensamento de que "Há uma criança dentro de todos nós e que só precisamos nos lembrar disso". Sobre a linguagem do livro, tem uma certa erudição e está adequada ao gênero. 

Personagens e Diálogos: 

O piloto conhece o pequeno príncipe e em suas conversas o garoto fala de suas aventuras em outros planetas ate chegar a terra e neste momento o autor nos apresenta os personagens secundários porém importantíssimos para a trama porque é a partir daí que podemos captar a mensagem central do livro, há a um flor na qual ele cuida, os planetas e seus 'donos', o carneiro e a raposa. Eu realmente gostei dos diálogos principalmente com os personagens principais, eles são curtos e diretos. 

Concluindo: 

Simples e altamente recomendável para todos e para ser sincera foi um dos melhores livros já tive o prazer de ler há quem discorde mas é quase impossível não admirar e concordar com as palavras do pequeno príncipe. Para quem nunca leu ou quer incentivar seu filho(a) a entrar na literatura eu indico esta obra, O Pequeno Príncipe me cativou e tenho quase certeza que ele vai cativar você também.

Classificação: 


Prazer em conhecê-lo/a, me chamo Lorena e tenho 18 Anos. Eu encontrei um refúgio, um lugar para fugir quando eu estiver vontade, um espaço só meu. Sabe o que é mais incrível? deixarei você entrar quando quiser.

Facebook

Busca

Follow by Email

Receba as novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog:

Classificação

Classificação

Calendário de Posts

Calendário de Posts

Siga no twitter

Mais lidos

Tecnologia do Blogger.