19 abril 2019

Gêneros Literários e suas diferenças

Gêneros Literários
Oi Leitores.

Este é primeiro post do blog depois 2 meses sem "pisar" aqui. Viram o novo layout, tá lindo né? não voltaria sem novidades né meus amores! <3

O post de hoje é bem informativo, pesquisei bastante para escrevê-lo e espero que gostem. Nem todo leitor sabe identificar exatamente qual gênero literário pertence aquela obra que ele tanto gosta então vou explicar direitinho para  vocês o que significa cada um.

1. Romance:


Um dos queridinhos dos leitores né? O gênero romance foca no drama de uma relação ou surgimento dela, haverá sempre um casal ou trio amoroso como tema principal da história. Há um certo apelo emocional com elementos específicos para deixar a história mais envolvente. Atenção: estou explicando o gênero Romance como histórias com conteúdo amoroso.





2. Romance de formação:


Caracterizado por apresentar ao leitor o crescimento em diversos aspectos seja ele moralmente, psicologicamente, socialmente ou por questão de maturidade do personagem principal ao longo da trama. Quase sempre apresentando um grande espaço de tempo, um antes e depois, exemplo: de adolescente até a idade adulta.





3. Romance sobrenatural:


Assim como o Romance tradicional, as coisas não mudam tanto. As diferenças estão no modo como a história é contado e ambientada, com seres sobrenaturais envolvidos ativamente na trama, lobisomens, vampiros, aliens e outros seres que não exista na vida real.






4. Young adult:


 Abreviada como YA (traduz-se jovens-adultos) ou Ya-Lit, está ganhando conhecimento no Brasil, é um gênero literário com protagonistas na faixa etária de 14 a 17 anos e destinado ao público de 12 a 18 anos, apesar de ter muitos leitores de outras faixas etárias. Separa-se da literatura infanto juvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas. Fonte: Wikipédia.




5. New adult:


Parecido um pouco com o YA, ao invés dos personagens serem adolescentes aqui eles possui uma faixa etária entre 18 a 30 anos e em sua maioria não estão mais no ensino médio mas na faculdade. Mostra o inicio da vida adulta, descobertas sexuais e etc.






6. Sick - Lit:


Traduzindo para o português como "literatura doentia ou enferma" as tramas que seguem esse gênero possuem personagens com sérios problemas psicológicos ou tendência a tê-los, depressão, suicídio, vícios e etc. Geralmente são personagens mais jovens (adolescentes e jovens adultos).









7.  Drama:


Possui forte apelo emocional forçando situações dramáticas, a trama tem como principal objetivo apresentar uma história com fortes emoções retratando em seus personagens doenças, dificuldades sociais e etc. Conduz o leitor a chorar em histórias tristes e a cativa-los.






8. Thriller:
Thriller ou suspense é um gênero da literatura, que usa o suspense, tensão e excitação como principais elementos do gênero.
Tanto o ato de esconder informações importantes do leitor/espectador como cenas de perseguições são características comuns em todos os subgêneros de thrillers, embora cada gênero tenha características próprias. Outra grande característica do thriller são os clímax criados para prender os leitores/telespectadores. Esses momentos ocorrem geralmente quando o personagem principal é colocado em uma situação ameaçadora, misteriosa, em uma fuga ou uma perigosa missão da qual parece impossível escapar. Fonte: Wikipedia 


9.  Infanto Juvenil:


Dedicado especialmente para crianças de até 10 anos de idade, porém podendo atender qualquer outra idade do público. Histórias com conteúdos educacionais e inocentes, costuma ser bem fantasioso alimentando a imaginação das crianças.






10. Biografia:



Conta a história de vida de alguém, enaltecendo os principais fatos e acontecimentos da vida dela.







11. Ficção Cientifica:


Ficção científica é um gênero da ficção especulativa, que normalmente lida com conceitos ficcionais e imaginativos, relacionados ao futuro, ciência e tecnologia, e seus impactos e/ou consequências em uma determinada sociedade ou em seus indivíduos. Fonte: Wikipedia






Lembrando que uma obra literária pode ter mais de um gênero literário, mencionei aqui apenas os mais comuns e importantes mas há diversos outros. Qual é o seu preferido?
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Olá, tudo bem?
    Amei o post! Tem muita gente que confundo os gêneros mesmo, então, é muito bom ter um post que esclareça as dúvidas. Acho que de todos os apresentados, um dos mais difíceis de compreender as características é o romance de formação. Confesso que ele nunca foi muito claro para mim.
    Uma sugestão para um próximo post é a diferença entre romance de época, romance histórico e os romances clássicos. Sempre gera muita confusão e é muito comum vermos pessoas se referindo aos livros da Jane Austen, por exemplo, como romance de época.
    Enfim, adorei o post e gostaria muito de ver mais posts assim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leitora.

      Que ótima ideia, com certeza irei fazer um post assim, confesso que nem tinha pensado nisso. Muito obrigada pelo seu comentário, bjs.

      Excluir
  2. Adoro posts assim, é sempre bom aprender mais sobre o que gostamos de fazer: ler! ♥
    Não sabia do romance de formação e achei muito legal!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oii tudo bem?
    Confesso que essa coisa de gênero me confundi as vezes kkkkk
    Mais adorei o post irei anotar a dica é não vou mais ficar perdida kkk
    Bom pelo menos esse ano eu estou saindo mais da zona de conforto estou experimentando outros gêneros
    E com sua ajuda vai ficar mais fácil na hora de escolher.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. o gênero que eu menos gosto é romance, nunca fui muito fã, na verdade eu até lia quando mais nova ai enjoei e peguei agonia e hoje em dia passo longe kkk.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Que postagem mais interessante. Adoro pesquisar mais sobre as diferenças de gênero, e até mesmo alguns não conhecia. Foi bom você exemplificar com livros que assim fica melhor visualizar. Muito informativo!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir

17 Anos. Eu encontrei um refúgio, um lugar para fugir quando eu estiver vontade, um espaço só meu. Sabe o que é mais incrível? deixarei você entrar quando quiser.

Facebook

Busca

Follow by Email

Receba as novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog:

Classificação

Classificação

Calendário de Posts

Calendário de Posts

Siga no twitter

Mais lidos

Tecnologia do Blogger.